images (4).jpg
Sem título-1.png

C O L U N I S T A

BABALORISÁ GÂMBI TY SANGÓ  - SUMO SACERDOTE NO CANDOMBLÉ

    Liderança Religiosa de destaque, por sua participação efetiva como ativista militante na luta contra a injustiça social, promovida pela intolerância, racismo e preconceito religioso. Presidente fundador da AFRO BRASIL LEGALIZA. 

   Nos últimos 20 anos, fez parte de varias instituições, adquiriu experiência e formou um grupo de parceiros, antes de colocar em pratica um projeto inovador e pioneiro, sobre as questões de legalização para os religiosos do Axé. É diretor colaborador deste Jornal e, esta a frente da construção do site oficial do Candomblé.


Fones ( 11) 5614 2234   whatts :  (11)  99477 6000  / 95653 9845    E-mail : paigambi@gmail.com 

     FACEBOOK PAGINA       FACEBOOK - PERFIL

Artigos e Mensagens

BABLORISÁ GÂMBI TY SANGO - QUEM É E DE ONDE VEIO?


Apresentação da trajetória de vida pessoal, profissional e religiosa deste Sacerdote, empreendedor, ativista e referencia nas religiões de Matriz Africana. E para dar inicio vamos começar bem lá trás, onde teve inicio a sua preparação, sua formação e que acabou sendo as raízes de um todo que ele se tornou nos dias de hoje. Uma pessoa simples, de família humilde , nascido na cidade de IBIRAPITANGA-BA, está cidade fica a 333km da capital Salvador , município agrícola de predominância o plantio do Cacau. Como primeiro filho de uma família de 7 irmãos, onde na fé em Deus e no nosso Sagrado todos encontram-se vivos. Nascido em setembro de 1964 . Começou a trabalhar, ainda aos 14 anos, devido a separação dos meus pais, pois tinha que ajudar no sustento da família. Trabalhava de office-boy, na PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRAPITANGA e estudava a noite, e assim foi até a formatura, na medida em que evoluía nos estudos, também evoluía no profissional. Por conta da dedicação, seriedade e profissionalismo, acabou promovido de cargo. chegando a ocupar 2 secretarias ao mesmo tempo, a Secretário de Educação e Cultura e a Secretária de Finanças do município . Aos 18 anos, teve seu primeiro filho Rogerio. Depois de formado e com vários cursos de aperfeiçoamento na Capital, passou a lecionar no Colégio Municipal, onde atuava como pedagogo. Após 4 mandatos municipal, chegou o dia de fazer uma importante escolha em sua vida. Foi a convite de um grande amigo, que decidiu deixar tudo para trás e começar uma nova vida em outro estado. Foi para Itanhaém – SP. onde depois de 1 mês na cidade, começou a trabalhar na Colônia de Férias do Banco Itaú , como Técnico em Atividades Recreativas . Um depois a Fundação Itaú, extinguiu a função, sendo exonerado, mas graças a amizades, veio para São Paulo - Capital, a principio ficando na casa de um casal na Zona Leste, na Cidade Patriarca, que me acolheu. Na sequência foi morar com os pais deste amigo, lá permaneceu até o seu casamento, logo em seguida, foi morar no Bebezinho, onde nasceu o Thalys, seu segundo filho. Com o Fim do casamento, foi morar na M' Boi Mirim, de lá foi para Diadema e por fim morar na Pedreira onde esta até hoje. Ao longo desta caminhada, fez Graduação pela Faculdades Integradas Osasco, hoje conhecida como Unifiel. fez Pós- Graduação em Gestão de Recursos Humanos ( RH ) pela UNISA – Universidade de Santo Amaro. Cuja Monografia de final do Curso teve como Temática: O VENDEDOR IDEAL PARA ATENDIMENTO A CLIENTES EM BINGOS PERMANENTES, obtendo pontuação máxima, nota 10 ou Conceito A, pela banca examinadora na época. Agora que nossos caros leitores conhecem um pouco sobre sua construção profissional, pode estar se perguntando: Quando teve inicio o seu encontro e sua trajetória na caminhada religiosa? Bom vamos falar na próxima edição, onde, quando e como foi seu encontro com o Sagrado.




BREVE HISTÓRICO RELIGIOSO - BABA GÂMBY TY SANGÒ


Foi iniciado no ano de 1982 pela Madrinha ALICE D’OXUM ( MAMETO ALICE DE DANDALUNDA ), na NAÇÃO ANGOLA , no interior da Bahia cidade de Ibirapitanga 333 Km Sul da Capital a Roça onde ela iniciava os MUZENZAS. Foi onde dei os primeiros passos na Religião Afro- Brasileira e eu não tinha nenhum conhecimento sobre a Religião , mais era encantado com os Orixás . Foi um período de muita importância no meu aprendizado pois fiquei 90 dias na Roça , Período de aprendizagem conhecimento sobre as folhas rezas e comidas sagradas .

As Obrigações correspondente a 5 anos foi dado comida seca aos Santos no Ilê Oyá Igbalé - mãe Dinah de Albuquerque Oliveira . Obrigação de 07 anos foi dada na Casa de Mãe Marta Yemonjá Ogum Te na Cidade de São Paulo /SP . Agregando alguns requisitos dos 7 anos No Ilê Olá - Carmem de Oxum em 2003. COMPLEMENTO .

No ano de 2004 , comecei a fazer parte da Família ASSABÁ , tomando minhas Obrigações com o Babalorisá Kayalomin ( Valte de Yemonjá Assabá ) , onde seguindo os ritos sagrados minhas obrigações foram sendo arriadas as de 14 , 21 , 25 , 30 e 35 anos .

No ano de 2014 , assumi um grande posto no KWÉ WODUN AROLO BESSEM , sob o comando do seu fundador HUMBONO MEJITÓ PAI DANCY , recebi o Sacramento da mais Alta Ordem dada a um Babalorisá de outra Nação , sendo chamado de ADABOCY GÂMBI DE SOBOADAN , Nação JEJI MARIN EM SANTO ANDRÉ SÃO PAULO . Neste ano (2020) completei 56 anos de vida e 38 de orisá ;DEVIDO A PANDEMIA ( COVID – 19) Não realizamos a tradicional festa de pai Sangó AYRÁ de mãe Yemonjá Assabá .

Nosso asé ( ILÉ ASÉ EDÚN ARÁ OKÚM ) teve seu inicio na Rua Cônego Antônio Pinto número 111 , no ano de 1993 ficando o espaço muito pequeno tivemos que procurar outro local onde estamos atualmente desde 2000 na Rua do Mar Paulista , 991 – Bal. Do Mar Paulista São Paulo Zona sul da Capital . Quer saber mais? siga nossa publicação, faça suas perguntas e compartilhe com seus amigos, estamos a dispoisção.

BÀBÀLORISÁ GÂMBI DE SANGÓ
Fones ( 11) 5614 2234 whatts : (11) 99477 6000 / 95653 9845
E-mail : paigambi@gmail.com