top of page

NOTA PÚBLICA – FESTEJOS DE IEMANJÁ 2025 - DECISÃO RESTABELECE DIREITOS

  • Foto do escritor: jornaldoaxe
    jornaldoaxe
  • 13 de out. de 2025
  • 3 min de leitura

Festejos de Iemanjá 2025 – Praia Grande/SP

Consórcio das Federações Participantes: Federação Afro Brasil Legaliza, Federação ATUCO e entidades parceiras.


Em respeito à verdade dos fatos e em atenção à comunidade religiosa que participa dos Festejos de Iemanjá na Praia Grande, o Consórcio das Federações — composto pela Federação Afro Brasil Legaliza e Federação ATUCO, com apoio das entidades parceiras — vem a público comunicar oficialmente o resultado da Ação Judicial – Mandado de Segurança Coletivo (Processo nº 1016960-67.2025.8.26.0477), movida em defesa dos direitos religiosos e culturais de todos os templos e dirigentes participantes do evento.


🏛️ Decisão Judicial

Em decisão proferida no dia 10 de outubro de 2025, o Excelentíssimo Juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Praia Grande deferiu tutela liminar favorável às federações impetrantes, reconhecendo a plausibilidade do direito e determinando o restabelecimento dos serviços e garantias essenciais aos festejos, entre eles:


  • O restabelecimento da energia elétrica pela rede pública, conforme previsto em decreto municipal;

  • A suspensão da proibição de tendas tipo gazebo e estruturas flexíveis de pequeno porte;

  • A suspensão da exigência universal de ART e laudo antichamas para tendas pequenas;

  • E o restabelecimento do direito de entrada e carga/descarga de veículos até as 12h dos sábados de evento.

A decisão reafirma que o poder público municipal não pode restringir ou inviabilizar o exercício da fé e da tradição religiosa afro-brasileira, sobretudo quando já existe cobrança de taxa administrativa que contempla os serviços básicos, como a energia elétrica e a infraestrutura necessária ao evento.


⚖️ Cumprimento da Liminar

Em cumprimento à ordem judicial, o próprio Município de Praia Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), informou oficialmente ao Juízo o acatamento integral da decisão. Foi expedido o Ofício nº 401/2025-SECTUR-19, comunicando que:

“Esta Secretaria Municipal procedeu às alterações determinadas pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito, suspendendo a eficácia dos artigos 13, parágrafo único, 14, 15 e 16 da Portaria SECTUR nº 011/2025, e iniciando as tratativas para o restabelecimento da energia pela rede pública, bem como a comunicação de tais alterações a todos os inscritos.”1016960-67.2025.8.26.0477

Portanto, a decisão judicial está sendo cumprida pela Prefeitura, o que restabelece, de forma legal e legítima, o direito ao uso de energia elétrica, à montagem de tendas, à entrada de veículos e à plena liberdade de culto durante os festejos.


🌊 Vitória Jurídica e União Religiosa

Esta conquista é fruto da iniciativa corajosa e legítima das federações ATUCO e AFRO BRASIL, que, com o apoio de seus parceiros e de sua assessoria jurídica, representada pela advogada Dra. Ana Paula, ingressaram com a ação judicial em nome de todo o povo de axé — templos, terreiros, caravanas e dirigentes religiosos.

Ressaltamos que esta medida beneficia todos os participantes dos festejos, inclusive as federações que, infelizmente, optaram pelo silêncio e pela omissão diante do problema. Nosso propósito sempre foi o de proteger coletivamente os direitos religiosos e culturais do povo afro-brasileiro, sem distinção.


✊🏾 Responsabilidade, Transparência e Fé

Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, a legalidade e o respeito às instituições públicas.Não estamos contra a Prefeitura ou a SECTUR — reconhecemos o empenho dos servidores municipais —, mas defendemos a justa aplicação da lei e o direito de cada sacerdote, médium e devoto de manifestar sua fé de forma segura, digna e iluminada.

A decisão judicial é um marco de reconhecimento da importância da fé afro-brasileira e da liberdade religiosa, assegurando que nossos festejos sigam sendo símbolo de resistência, cultura e espiritualidade.


🗣️ Chamado à Comunidade Religiosa

Convidamos todos os templos, terreiros, dirigentes, caravanas e irmãos do axé a se manifestarem publicamente sobre esta conquista e a reforçar a união em torno da defesa de nossos direitos. A fé é coletiva, e cada voz conta na construção do respeito e da visibilidade que o nosso povo merece.


📜Praia Grande/SP, 13 de outubro de 2025Consórcio das Federações Afro-Brasileiras dos Festejos de Iemanjá – Praia Grande/SP

Pai Gâmby – Federação Afro Brasil Legaliza

Pai Soares – Federação ATUCO

Com apoio de: Federações e entidades parceiras

Assessoria Jurídica: Dra. Ana Paula — OAB/SP — Especialista em Direitos Religiosos e Culturais


📣 Vale a pena que cada sacerdote, médium e participante se manifeste sobre esta vitória, para que a força da fé e da união se torne escudo e luz diante de qualquer nova tentativa de retrocesso. FIZEREM PARTE DESTA LUTA EM DEFESA DO COLETIVO AS INSTITUIÇÕES ABAIXO


Assinam esta Carta Aberta:


Pai Gâmby – Federação Afro Brasil – www.federacaoafrobrasil.com.br 


Pai Soares – Federação ATUCO – www.federacaoatuco.com.br 


Pai Edivaldo – Federação CONEAFRO – www.coneafro.com.br  


Demais Parceiros Aderentes

Dr. Ana Paula - OG ADVOCACIA


NÃO FIQUE TÍMIDO, DEIXE SEU DEPOIMENTO. ESTA LUTA MERECE SUA PARTICIPAÇÃO. Pode colocar foto, contato, elogiar, dar sugestão e apoiar livremente.

24 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
TENDA UMBANDA CABOCLO PENA BRANCA
TENDA UMBANDA CABOCLO PENA BRANCA
21 de out. de 2025

Quando o Axé se une, nenhuma força é capaz de nos derrubar.

A fé que nasce no coração vence o ódio, a inveja e a intolerância.

Seguimos firmes, guiados pelos Orixás e fortalecidos pela ancestralidade. Força organização Iemanja abençoe vocês

Tenda de Omoloko caboclo pena branca

Curtir

Grupo Kardecista Amigos da Luz
Grupo Kardecista Amigos da Luz
13 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Parabéns a equipe da organização

Curtir

ronaldovecchi2310
13 de out. de 2025

Bom dia, decisões autoritárias e individuais, não deveriam existir, principalmente essa de cunho religioso. Cada um segue a religião que quer e a que lhe traz e faz bem. Parabéns à Federação e as Confederações da Umbanda por essa vitória. Vamos continuar lutando sempre pelo respeito à nossa UMBANDA.

Curtir

Sonia Cypriano Cunha
Sonia Cypriano Cunha
13 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Axé

Parabéns aos organizadores, corpo jurídico da Dra. Paula e a todos que se manifestaram em pro da luta pelos nossos direitos!

Axé a todos!

TUM Pai Xangô e Cabocla 7 Estrelas!


Curtir

Colégio de umbanda Sagrada Maria Quitéria
Colégio de umbanda Sagrada Maria Quitéria
13 de out. de 2025
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Que a maré leve o que impede, e traga o que acolhe.

Nossa fé é livre como o vento e sagrada como o mar.

Se um caminho se fecha, outros se abrem porque o axé sempre encontra onde florescer.

Nós do CÉUS Maria Quitéria, agradecemos as federações envolvidas nesse ato de luta e resistência.

Axé irmãos

Curtir
bottom of page