top of page
  • Foto do escritorjornaldoaxe

CELEBRAÇÃO DO AJODUN ADORIN 70 ANOS - Babalorisá Carlinhos de Inhansã

Atualizado: há 7 dias


São Paulo – São Lourenço da Serra – No próximo dia 04, de dezembro 2021, será realizada, festividade de 70 ANOS de iniciação do BABALORISÁ CARLINHOS DE INHANS– na sede do Ilê Asé OFÁ BEBÉ – Fazenda Vitória, São Lourenço da Serra – São Paulo. Um das casas mais tradicionais do Brasil.


Uma das casas mais conhecidas do Brasil, estará de portas abertas para toda a comunidade, sociedade civil e representantes do poder público. Durante a celebração, serão entoados cânticos sagrados e formada uma grande roda (Xirê) para louvar e saudar os Orixás.


Na história do Candomblé, poucos são os religiosos que chegam a realizar esta marca histórica de vida religiosa, Pai Carlinhos, como é mais conhecido, não passou despercebido. Sem freio no uso do verbo, sempre polemico, mas com um vasto conhecimento litúrgico e das particularidades junto a comunidade.


Sobreviveu a inúmeras injustiças, perseguições, intrigas e desafetos. Muito longe de ser uma unanimidade, por conta das suas colocações polemicas, mas se destaca, não só pela longevidade, mas por sua forma diferenciada de lidar com os assuntos de seus interesses e na defesa do sagrado.


Se formos buscar na história do Candomblé, além de uma enciclopédia viva, já que a comunidades tradicionais de terreiro, não tem arquivos ou museu que agregue toda a historia, devemos levar em conta e considerar, que na memoria e na vida deste Sacerdote esta guardada muitas historias que so ele vivieu.


Este homem, superou o tempo, ainda que não seja uma unanimidade, mesmo que talvez não se simpatiza com seu jeito direto, objetivo e as vezes até agressivo, tem que dar a mão a palmatória e pedir a bença, pois PAI CARIINHOS DE INHANSÂ é de longe uma celebridade, uma referência e parte viva da história do Candomblé de São Paulo e do Brasil.


BABALORISÁ GÃMBI TY SANGÓ presidente da ABL - AFRO BRASIL LEGALIZA representando o JORNAL DO AXÉ, esteve em contato com “Ele” que recebeu os cumprimentos e teve autorização para esta publicação. Após as festividades faremos uma exclusiva, para registrar este momento, para deixar registrado o evento iremos trazer fotos, vídeos e depoimentos.


Aqui nesta publicação, você pode manifestar seu depoimento e de alguma forma prestar sua homenagem, ainda em vida a este BALUARTE DO AXÉ. Deixe seu recado, seu axé, vamos levar até ele no proximo contato.


ABAIXO DO CONVITE VOCE PODE DEIXAR SEU RECADO!




199 visualizações0 comentário
bottom of page