top of page
  • Foto do escritorjornaldoaxe

EXU TIRIRI LONAN HOMENAGEADO NA CASA DE BABÁ PAULO D´OXOSSI

Atualizado: 18 de abr.


São Paulo-SP. Zona Sul, dia 20 de novembro, o Ase Odeomosegun realizou a 30* Festa em Homenagem ao seu grande Guardião Exu Tiriri Lonan. Antes da sua chegada, todos puderam louvar e sentir a energia do Orixá Esu. Onde Baba Esu pode transmitir toda tua força e teu asé, tua luz, comprovando o quão belo e misterioso é este Orisá africano cultuado nos Candomblés do Brasil.


Logo em seguida, cumpridas as cerimonias e atos liturgicos necessarios, chegou o grande homenageado da noite, o guardião e mentor do Ase Omosegun, Exu Tiriri Lonan, Exu que manifestou a primeira vez no corpo de Babá Paulo D´Odxossi, quando este tinha apenas 9 anos de idade.


Segundo Pai Paulo presidente da ABRATU NACIONAL, como é mais conhecido, já são 43 anos de ensinamentos, broncas muitas vezes, duras, mais tudo, para que Pai Paulo,para que este pudesse crescer e aprender, e hoje, poder compartilhar toda sua energia e conhecimento.


O evento contou com participação de ilustres sacerdotes de Umbanda e Candomblé, dentre tantos destacamos a Yá Claudia Fumpe, presidente da ABRATU Araraqura-SP., Pai Deivid D' Ogun, presidente da ABRATU São José de Rio preto, Mãe Diolalia D' Oxum coordenadora da ABRATU na cidade de Taubaté, Pai Marcos de Oxossi, Vice-Presidente da ABRATU NACIONAL e coordenador no Litoral Norte paulista, com sede na cidade de Caraguatatuba, Mãe Mary D' Oxum, Flavio Casemiro, Empresario dono da AGNUS DEI, clínica de tanatopraxia, Pai Daniel membro do conselho fiscal da ABRATU NACIONAL, Pai André Ribas, professor e secretário adjunto do município de Taboão da Serra.


O grande destaque foi a presença do Agba Carlinhos de yansa, que ladeado de seus filhos e netos, Patriarca da familia que homenageava o Exu Tirili Lonan. Vale lembrar e destacar que Pai carlinhos esta em festa, dia 04 de Dezembro realizará sua festa comemorando seus 70 anos de iniciado.


Pai Paulo, recebeu todos com muito carinho, agradeceu ao final, ja ao nascer do sol, dizendo que a presença de todos os amigos e familiares transformou a Homenagem em num grande encontro de axé e harmonia. A estimativa que passaram pela festa mais de 500 pessoas, tendo no seu melhor momento mais de 300 pessoas presentes.




636 visualizações0 comentário
bottom of page